Quem sou como professor e aprendiz?
A minha maior realização como professora é me tornar dentro e fora da sala de aula um exemplo de motivação pelo gosto de aprender para meus alunos; Dentro desta proposta procuro assistir cada aluno individualmente, na aplicação de conteúdo exponho cada assunto de forma que venha a ser mais interessante. Trabalho com matemática do ensino médio, então sei o quanto os alunos temem a disciplina. A minha primeira preocupação é mostrar que essa disciplina pode e é atrativa por está presente na vida de todas as pessoas, nas situações que é preciso quantificar, calcular, localizar, ler gráficos, mapas e fazer previsões, tento nunca demonstrar cansaço ou desanimo, para mostrar a disciplina em si como imprescindível na vida. Disponho-me a criar um universo atraente na sala de aula para que os alunos possam me conhecer enquanto pessoa, pois quando nos apresentamos de forma agradável fica mais fácil desenvolver uma metodologia mais convival onde o aprendizado fica sugerido como troca de construção de conhecimento do assunto a ser desenvolvido como imposição de conteúdos programados.
Fico muitas vezes deslumbrada com a capacidade de alguns dos meus alunos a preparar e apresentar de forma criativa, inovadora, defendendo e oferecendo formas significativas e claras de construção de conhecimento; a partir de muitos trabalhos apresentados e de conversas informais com alunos estou condicionada no meu papel de aprendiz e confesso que tenho descoberto várias formas e modelos de expressar sem chocá-los diante das limitações, por isso estou sempre que necessário adaptando as tecnologias nos conteúdos para que fiquem mais atraentes; na verdade venho propondo uma aprendizagem aberta, onde faço questão que meus alunos saibam que estou disposta a ouvi-los colocando-os confortáveis a sugerir possibilidades de criação e para isso contudo é necessário mais espaço.
Como professor é certo que nos colocamos sempre em primeiro lugar como aprendiz, pois estamos em constante aprendizado, até mesmo para educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário