sábado, 22 de maio de 2010

O que é hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones, gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes.
È muito interessante ler um hipertexto, é um leque que se abre diante dos nossos olhos, nos possibilita viajar por lugares disconnhecidos e temos a sensação que a viagem nunca tem uma parada obrigatória nem um final. No que se refere aprendizagem ela estará sempre em cotínuo processo, foi o que eu senti ao navegar pelo o hipertexto, a cada passo que eu econtrava um novo link interessante sentia necessidade de descobrir mais e mais, isso porque a pesquisa fica muito mais instigante sem falar que também fica diversificada. A impressão que fica é a de liberdade total e você se vê de tal forma que o novo não mais te amedronta, pelo contrário, você sente sede de conhecer, ver, ouvir e aprender de forma intertiva e divertida.
Pra mim o que me deixou encantada além da variedade de temas contido num só texto, no que se faz juz a palavra “interdisciplinalidade”, foi a velocidade, a precisão e o dinanismo de como ocorre a apredizagem, isso só vem a contibuir e muito na educação de qualidade e acredito também no processo contínuo da mesma, e a nós professores cabe a aceitação e a utilização dessas novas ferramentas para dinamizar nossas aulas.
Vídeo Educação e Tecnologia
Eu acredito na unificação da educação com a tecnologia e vice versa, entretanto é necessário para nós professores estarmos abertos a aprender sempre, inovar em nossas metodologias, porque do que serve a tecnologia se os métodos de aprendizagem se repetem como os do passado? É importante incluir o computador, a internet e outros meios tecnológicos na educação como provocador no qual seja útil para preparar os alunos para a área de trabalho que eles mesmos escolherão.
Diante de muitos direcionamentos é inevitável disponibilizar capacitação continuada aos professores para que possam enfrentar as dificuldades que tendem a surgir em razão do volume das novas tecnologias que estão sempre surgindo.
Quem sou como professor e aprendiz?

A minha maior realização como professora é me tornar dentro e fora da sala de aula um exemplo de motivação pelo gosto de aprender para meus alunos; Dentro desta proposta procuro assistir cada aluno individualmente, na aplicação de conteúdo exponho cada assunto de forma que venha a ser mais interessante. Trabalho com matemática do ensino médio, então sei o quanto os alunos temem a disciplina. A minha primeira preocupação é mostrar que essa disciplina pode e é atrativa por está presente na vida de todas as pessoas, nas situações que é preciso quantificar, calcular, localizar, ler gráficos, mapas e fazer previsões, tento nunca demonstrar cansaço ou desanimo, para mostrar a disciplina em si como imprescindível na vida. Disponho-me a criar um universo atraente na sala de aula para que os alunos possam me conhecer enquanto pessoa, pois quando nos apresentamos de forma agradável fica mais fácil desenvolver uma metodologia mais convival onde o aprendizado fica sugerido como troca de construção de conhecimento do assunto a ser desenvolvido como imposição de conteúdos programados.
Fico muitas vezes deslumbrada com a capacidade de alguns dos meus alunos a preparar e apresentar de forma criativa, inovadora, defendendo e oferecendo formas significativas e claras de construção de conhecimento; a partir de muitos trabalhos apresentados e de conversas informais com alunos estou condicionada no meu papel de aprendiz e confesso que tenho descoberto várias formas e modelos de expressar sem chocá-los diante das limitações, por isso estou sempre que necessário adaptando as tecnologias nos conteúdos para que fiquem mais atraentes; na verdade venho propondo uma aprendizagem aberta, onde faço questão que meus alunos saibam que estou disposta a ouvi-los colocando-os confortáveis a sugerir possibilidades de criação e para isso contudo é necessário mais espaço.
Como professor é certo que nos colocamos sempre em primeiro lugar como aprendiz, pois estamos em constante aprendizado, até mesmo para educar.

Seguidores